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Uma nova Liderança?

Trabalho com liderança há mais de 20 anos. E sempre as competências deste tema, permeiam meu trabalho. É sabido que cada autor, defende uma linha de pensamento, um estilo, uma ferramenta ou até mesmo uma prática sobre esta questão. O fato é que: todos eles, partiram do pressuposto de delegar, acompanhar e desenvolver. 

Com tudo que estamos vivendo, pela PRIMEIRA VEZ na história, a liderança PERDE competências. Repito: nunca na história os cargos mais altos, perderam competências. Desta vez sim. A liderança perdeu, e está perdendo cada vez mais. Os líderes ao perderem suas competências, precisam urgentemente buscar novas. E aqui esta o novo desafio. Ou seria velho?

Estamos na era digital, isto não é segredo. Mas a pergunta que me faço é: qual o novo modelo de liderança? Como você líder, tem se preparado para lidar times auto gerenciáveis? Como tens pensado no tema liderança exponencial? 

Dediquei atenção a isto, nos últimos meses. O modelo de liderar de março de 2020, repito março, não atende mais. A forma de delegar mudou abruptamente. A forma de acompanhar e desenvolver as pessoas idem. Nada mais funciona como antes. Mentorias estão cada vez mais presentes e dúvidas pairam no ar. Inclusive para mim. Então, reuni experiências, cases e escrevi este texto. Abaixo crenças que acredito e valores, que estão cada vez mais presente, neste novo horizonte. 

1) Cuidado com o que você sabe. Certamente o google também sabe, e é mais rápido em suas respostas. Ah, e as vezes ele é mais disponível. 

2) Não tente saber te tudo. Faça mais perguntas. O “novo” líder, pergunta mais do que dá respostas.

3) Aceite os erros. Eu afirmo que eles acontecerão. Errar faz parte deste novo processo.

4) Deixe fluir. Permita que cada colaborador contribua com uma dose de inteligência. A soma é maior do que as partes.

5) Fale menos e escute mais. Dedique tempo na escuta e procure aprender com os outros.

6) A perfeição e a burocracia, não tem mais espaço. Pode ser de outras formas. Não precisa ser do seu jeito. Há outros jeitos (risos). 🤭 Pense nisto.

7) Desaprenda. Isto mesmo, jogue parte do que sabe fora. Desaprender é a única forma para seu cérebro ter mais espaço para aprender coisas novas.

8) Abandone o conceito de EUquipe. Entenda que agora a colaboração é a regra. Colabore, some, agregue. Se não apenas observe. 

9) Se você valoriza seu cliente, lembre que tudo começa em casa. Trate bem internamente para ter clientes bem tratados. O exercício é simples, pois seu funcionário é quem, na maior parte das vezes, conversa com o cliente. Então ele só oferece o que recebe. 

10) Acima de tudo confie. E exerça a empatia. Não é um jargão. É um exercício mesmo. Empatizar é se colocar no lugar do outro, já sabemos… E eu tenho certeza de que você líder, ao ler este texto, também gostaria de ser tratado assim. Você certamente gostaria de ser mais ouvido, mais respeitado, etc. 

Complexo? Nada! Basta nos lembrarmos do que queremos para nós. Ai está a receita e a nova forma de liderar! 

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