Comportamento

NegociAÇÃO

Muitas pessoas me dizem que só precisam desenvolver esta habilidade se forem trabalhar na área de vendas. E eu afirmo com toda certeza, de que esta habilidade, é uma das mais usadas TODOS os dias, por cada um de nós.

Negociar é um a Ação. Ora em prol de si, ora em prol do outro e ora em prol de ambos. Negociar então, exige um grau enorme de assertividade, inteligência estratégica e emocional. Uma comunicação clara, transparente e honesta.

Negociamos todos os dias, com filhos, colegas, amigos, clientes, com o espelho e com nossas próprias metas. Negociar é estar vivo. É  parte visceral das relações humanas. 

Então, como negociarmos melhor? Eis neste texto, minha receita. Repito minha! É um misto de tudo que estudo e acredito na vida. 

Antes de tudo, tenha claro seus valores. Há coisas que não negociamos, por nada na vida. 

Procure sempre escutar, mais do que falar. Se esforce genuinamente para entender o que a outra parte, quer dizer. Para isto, use técnicas de rapport. Evite julgamentos e duplas interpretações. Na dúvida, pergunte. 

Observe o cenário, estude antes, e claro exerça a empatia. Lembre que as melhores negociações são as ganha-ganha. Eu perco o negócio, mas não perco o amigo, é uma das minhas frases de cabeceira.

Separe pessoas de problemas. Nunca confunda isto em uma mesa de negociação, ou mesmo na vida, com seus filhos. Ninguém é, uma coisa, ou um cargo. Estamos em posições diversas. Por exemplo: estamos chatos, estamos chorando, estamos rabugentos. Não somos! Tudo passa, inclusive nossas posições. 

Jamais deixe que seu ego fale mais do que você, do que seu próprio coração. Se você sabe, negociar, não subestime seu adversário. Ele também sabe.  Não queira sempre estar certo. Dar a outra pessoa, o direito de estar correto, é sem duvida uma excelente técnica de compaixão e estratégica. Conecte-se com a pessoa. Conecte com o ser humano que ali está. 

Tenha clareza de propósito e congruência no que diz. Cuide ao fazer promessas, pois com a velocidade das mudanças, nem sempre conseguimos garantir o que prometemos. 

Crie valor em tudo o que faz e entrega. Tenha a certeza que o cliente (no caso das vendas) paga o preço. Neste sentido negocie preço, jamais seus valores.

Seja sempre congruente com os compromissos que assume. Atos, exemplos e resultados, valem mais do que palavras ditas.

Foque em solucionar algo. Evite ficar falando de problemas. Negocie em prol da solução, jamais em prol de reforçar o que falta, ou os problemas em questão.

Tratar as pessoas igualmente não é justo. Cada um quer ser tratado de um jeito. Cuidado com a frase bíblica, que diz para tratarmos o outro, como queremos ser tratado. Isto não está correto. Temos que tratar ao outro, como ELE quer. Como ele prefere. E muitas vezes, nos esquecemos disto. Cada um tem uma necessidade. Devemos então, tratar cada um, como ELE quer. Moldar-se ao outro, em prol de ganhos e relacionamentos mais saudáveis. 

Uma certa dose de previsibilidade ajuda a outra parte. Sei que anda difícil conseguirmos isto, mas que ajuda, ajuda, em qualquer negociação. 

Esteja sempre disposto a servir. Seja com o que for. Mesmo que de primeira não saia uma negociação, eu garanto que essas dicas lhe dará portas abertas para sempre voltar. Pessoas que somam em nosso aprendizado e nos escutam são sempre as que lembramos. 

Como dito, negociar é pra vida. É um exercício diário e que requer muito de nós. Negocie primeiro com você. Assim estará apto a fazer o mesmo com o outro. Boas negociações pela vida.

Previous Post Next Post

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe um comentário