Mudanças, Tendências

Criar ATIVA a mente

Você leu criativamente ou criar ativa a mente?

Nosso cérebro é a máquina mais perfeita e perigosa que conheço. Ele se acostuma com o que aprendemos, e sem que a gente note, deixamos de exercitá-la. Vivemos muito no piloto automático. Tendemos a seguir os mesmos padrões, caminhos e decisões, que por vezes, não atendem mais ao que precisamos. Por vezes, pergunto se vivemos ou se sobrevivemos. 

Como uma avalanche, chega a vida, e nos convida a ser criativo, a  “think outside the box” (a pensar fora da caixa), ou seja, pensar de forma diferente. E exige de nós uma agilidade mental que não fomos treinados a ter. Então a pergunta é: como fazer isto? Como ser original, não seguir as normas pré-estabelecidas e quebrar paradigmas/crenças,  do que já fazemos por milhares de vezes?

Como desenvolver esta habilidade para não sermos substituídos pelos robôs? Isto mesmo: robôs. Esta, é uma das habilidades, que nos mantêm humanos. Preste atenção. 

Sob o ponto de vista humano, a criatividade é uma habilidade adquirida e iniciada na infância que busca em idéias a fonte para criar novas coisas. Quanto mais estimulada, mais você a tem desenvolvida. Durante essa fase é que o potencial criativo é ou não ativado. Porém, ela pode e PRECISA  ser potencializada  também na fase adulta. Especialmente nos dias de hoje.

Uma pessoa criativa sabe como lidar com diferentes tipos de situação, podendo ser flexível e encontrando soluções para problemas considerados sem solução. Um robô não. Um robô segue uma programação linear. Então, entendemos que ser criativo é um diferencial, não só competitivo como um diferencial de sobrevivência a raça humana. A imaginação floresce no momento em que dissociamos nossos pensamentos do que é linear e lógico. Praticar e desenvolver a criatividade pode te elevar a outros patamares. Mais do que uma habilidade para se desenvolver enquanto profissional, eu diria que ela é uma necessidade pessoal. Eu tenho a certeza, e tenho poucas, de que fazer diferente, ousar, arriscar-se, pode ser algo que nos manterá vivo. Então aqui vão algumas dicas para isto: 

  1. Fique sempre aberto e atento. Prestar a atenção ao que acontece ao redor e fazer conexões com outros temas e possibilidades é fundamental para treinar a criatividade. 
  2. Relaxe a mente e imagine. Tenha pausas em seu dia.
  3. Gere ideias. Exponha-se e aceite críticas.
  4. Relacione ideias. Escute de forma genuína. 
  5. Escolha as melhores ideias. Procure sempre outras formas de solucionar os problemas.
  6. Faça algo concreto com sua ideia. Inove. Uma ideia sem ação é apenas imaginação.
  7. Use metáforas na hora de pensar. Associações ajudam a desenvolver a criatividade.
  8. Procure ideias em diferentes áreas. A soma das partes é sempre maior.
  9. Vá a encontros às cegas. Arrisque-se. Ouse. E permita-se a ser vulnerável.
  10. Inverta as situações. Pense e enxergue por outros ângulos. Levante-se olhe com outros óculos, vire a cabeça. Mova-se. Saia do lugar.

Por fim, vem o elemento ESCOLHA. Precisamos escolher, decidir exercitar a criatividade. E aqui mora a grande pergunta que vale 1 milhão de euros (aposto que pensou dólar): Você quer fazer diferente? Ou prefere continuar como está? Pense nisto.

Previous Post

You Might Also Like