Comportamento

Limão ou limonada, qual sua escolha?

Certamente você se lembra daquele ditado popular que diz “se a vida te der um limão, faça uma limonada”? É exatamente disso que o quociente de adversidade (Q.A.) trata: a capacidade individual de gerenciar problemas e tirar uma experiência positiva deles.

Segundo estudos, em um dia comum uma pessoa enfrenta no mínimo 23 adversidades, que podem ser: o trânsito, a chuva, o esquecimento de algo importante em casa, uma mudança inesperada nos planos ou qualquer outro imprevisto que você tenha. Este mesmo número saltou para aproximadamente 36 adversidades, nos últimos dois meses! Ou seja: com tudo que estamos passando no mundo, enfrentamos cerca de 36 adversidades ao dia. Haja fôlego e coração.

O que determina o seu Q.A. é a maneira como você lida com estas adversidades: você é um pessimista, um campista ou um alpinista? Esses três “tipos” são parte da nossas crenças, parte do que acreditamos e da forma como agimos. Vejam só:

As pessoas Pessimistas se colocam em situações onde coisas ruins podem acontecer, e eventualmente elas acontecem mesmo. Diante de cada fato ruim, imagina que tudo pode ser ainda pior. Os Campistas ficam presos em sua zona de conforto, buscando segurança, e acabam perdendo a motivação e o impulso de fazer coisas novas. Tendem a precisar sempre ser empurrados, cutucados, convidados. Já os Alpinistas são aqueles que enxergam as adversidades como pequenos obstáculos que podem ser superados e, melhor, usados em seu benefício para um crescimento pessoal.

Encarar os problemas com a mentalidade do Alpinista, além de deixar sua vida menos estressante, demonstrará que você tem um grande controle emocional e um foco maior em obter resultados positivos, o que pode te trazer inúmeros benefícios tanto em sua vida pessoal quanto na profissional. Quanto maior for o seu Q.A., maior será a sua consciência de que qualquer situação pode ser superada e, consequentemente, maiores serão suas chances de sucesso. Pode apostar: Os Alpinistas estão ganhando dinheiro, mesmo diante de tantos olhares negativos dos últimos dias.

Coloque esta mentalidade em prática e exercite a sua mente, especialmente no momento em que estamos vivendo. Pense positivo. Acredite que pode ser melhor. Quem percebe as frustrações e obstáculos como passageiros tem mais chances de responder positivamente a eles, tornando-se um alpinista, pronto para enfrentar qualquer situação! Basta querer!

Next Post

You Might Also Like

Sem comentários

Deixe um comentário